| 28/06/2002 09h49min
A projeção do Banco Central para a inflação este ano subiu de 4,4% para 5,5%, e, para 2003, caiu de 2,8% para 2,6%, em comparação com a estimativa de março. As novas avaliações estão incluídas no Relatório de Inflação divulgado nesta sexta-feira, dia 28, pelo Banco Central. Segundo o documento, para 2002 a principal causa do aumento na projeção foi a inflação do grupo dos preços administrados por contrato e monitorados, cuja variação projetada passou de 6,8% para 8,1%.
O relatório acrescenta que os principais responsáveis por essa revisão foram o aumento no preço internacional dos derivados de petróleo desde março e a depreciação cambial do período. Observa o documento que a projeção para a inflação dos preços livres teve um aumento de 3,4% para 4,6%, onde a variação cambial foi o fator determinante dessa revisão. Para 2003, o relatório informa que a principal causa da redução no valor projetado da inflação, foi a menor variação prevista para os preços livres, devido ao aumento dos juros, que reduz a atividade econômica, e conseqüentemente a inflação. As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.